quarta-feira, 30 de abril de 2014

Tutorial: Perfect Binding, fácil e sem costura.




Como eu prometi aqui, chegou a hora! E aí, vamo fazer um caderninho? O esquema é o seguinte, ele é fácil, rápido e não é costurado, e sim colado. Por isso, ele é mais delicado do que os irmãos com encadernação costurada, mas fazendo tudo direitinho, eu acho um ótimo caderninho pra anotações (que todo mundo adora). É massa pra um presente de última hora. Em inglês, ela se chama Perfect Binding, caso você queira se aventurar pelo google e se aprofundar.

Você vai precisar de:



1. 60 folhas de papel para o miolo. Aqui eu usei papel offset 90g/m2 no tamanho 10x14cm. Mas, você sabe, sua imaginação é o limite.

2. Um papel lindo pra capa. Tem que ter uma gramatura de pelo menos 180g/m2, ok? Se você tiver um papel muito bonito, mas ele for mais fininho, é só colar em um mais grosso, sempre respeitando o sentido da fibra de ambos. É importante que esse papel tenha exatamente a altura do seu miolo (nesse caso, 14cm) e a largura vai ser (2 vezes a largura do miolo) + 1 centímetro (esse 1 centímetro é o espaço aproximado da sua lombada, então se você usou muitas folhas pro seu miolo, você vai ter que aumentar isso aí, tá bom?). O meu papel de coraçãozinho tem 21x14cm, por exemplo.

3. Dois prendedores de papel.

4. Um boleador (se você não tiver um boleador pode usar o bico da dobradeira ou um clip de papel. A ideia é marcar o papel sem rasgá-lo).

5, 6, 7, 8 e 9: Estilete, pincel, cola branca extra forte, régua e base de corte.

Mão na massa?



Primeiro prenda as folhas do miolo com os prendedores (eu coloco um papelão embaixo do prendedor pra não amassar o miolo, ok?).



Agora passe 3 mãos de cola na lombada (um dos lados maiores, pode escolher). Essa parte é um pouco demorada, porque você tem que passar a cola (com bastante cuidado, só na lombada e cobrindo todos os buraquinhos sem cola que você achar), esperar secar e aí passar outra mão. Isso vai garantir que o seu caderno fique resistente, ok?

Quando a terceira mão estiver bem seca, vamos preparar a capa.



Posicione o miolo em cima do papel da capa alinhando as extremidades. Pode começar pela esquerda, por exemplo. Levanta o seu miolo e marque com um lápis onde a sua lombada começa e termina, como mostram as setas ali embaixo (faça isso em cima e embaixo, ok?):




Agora você tem que vincar essas dobras com o boleador. É só colocar a régua onde você marcou a lombada em cima e embaixo do papel e marcar. Vai ficar assim, ó:


























Sua capa vai ficar assim quando dobrada (sim, a estampa das letras é o verso da estampa dos corações!):






Pronto, lombada marcada. Agora você vai virar o papel para o lado direito, da capa mesmo, e fazer mais dois vincos, distanciados 1cm de cada vinco da lombada. Não é complicado não, ó:



Agora você vai passar cola generosamente nos espaço entre os vincos. Esse limite é muito importante, se você levar a cola pra fora das marcas ela vai acabar aparecendo na primeira página. Olha onde é:




Pronto? Agora é só encaixar direitinho o miolo com a lombada ali onde você marcou que ela estaria e colocar nossos pregadores pra colar bem, deixando aí umas duas horinhas secando:



Olha, tá pronto! Se a capa ficar um pouco maior do que o miolo, coloque a régua embaixo das folhas do miolo assim e refile a capa:






















Bunitinhos!


E aí, deu certo? Me conta? Foi meu primeiro tutorial, mas tem um monte de coisa que eu quero te ensinar se você quiser aprender. Deixa as suas impressões nos comentários, me conta de outras coisas que você acha que eu posso te ensinar. Me manda fotos dos teus caderninhos que eu coloco aqui com créditos, que tal? Pode ser por email, ou lá no facebook.

Não esquece de assinar a newsletter lá em cima pra ganhar arquivos bonitos e úteis pra você imprimir quinzenalmente.

Muito amor, viu? Vamo se divertir.

Um beijo,
Silvia

terça-feira, 22 de abril de 2014

Como deixar a sua mãe muito feliz? Eu te digo.

Olha só, daqui a pouco é dia das mães. Quando aparecem essas datas inevitáveis nos nossos calendários, eu acho que a gente tem que tirar delas o máximo e fazer com que elas façam sentido pra gente.

Como filha e como mãe, eu gosto de usar esse dia pra celebrar ter encontrado essas pessoas na minha vida. Acho que eu não prestava muito atenção nisso até que, no meu primeiro dia das mães com Matias, ele estava internado e não pôde estar ao meu lado. Sem querer fazer drama aqui, mas passar por isso realmente me levou a olhar a coisa toda de outra maneira.

O que é que importa, gente? É ficar junto, é agradecer, é aproveitar. Deixar todas aquelas tensões pra outro momento (e toda relação próxima como a maternidade tem muita tensão envolvida, num é?) e sentir toda a gratidão possível por alguém tão importante pra você.

E tem promoção? Tem sim senhor! Na verdade tem um combo-bônus que vai te ajudar a dar um presente pra tua mãe que vai ter significado, qualidade e carinho. É assim:

Você vai comprar um álbum tamanho M, 16x22cm, no tamanho desses aqui nas fotos abaixo, pra vocês montarem um livro lindo e cheio de significado e gratidão. Mas é aquele nosso esquema, você pode escolher a estampa preferida da sua mãe e eu faço tudo exclusivamente pra ela:




























E aí, sabe o que? Olha que emoção! Junto com o álbum vai de bônus, de brinde, de presente, um caderno tamanho A6 com 96 folhas como esse aqui (mas com a estampa que você escolher):



Agora olha só. Eu sugiro que tu dê esse caderno pra tua mãe, hein? Por todos aqueles motivos que a gente ama nossos cadernos, pra ela escrever os medos e as angústias e notas e felicidades e carregar por aí essa mini-sessão de terapia ambulante que eu sei que os Design de Baunilha são.

Entendesse? Vamo recapitular:






















É isso. Dois pelo preço de um. Pra comprar é só clicar aqui, tá bom?

Tem um porém. Eu só vou poder atender os pedidos que chegarem até o dia 30/04. Que sim, é semana que vem. Então corre lá que, né, tua mãe merece.

Ps. CLARO que tem, além do caderno, outro presentinho especial. Mas esse é surpresa. E não, num tô maluca, só tô viciada em te ajudar a ter momentos significativos e especiais. Porque tu é massa. <3

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Tu assinou a Newsletter? Porque essa semana tem presente pra tu, ó.

Então é segunda feira e a gente já tá aqui correndo tudo atrasado, né? Eu, por exemplo, vou viajar na quarta então tenho que render esses dois dias como nunca. E é justo aí que acontecem todas aquelas coisas, menino fica doente, carro quebra, o desespero toma conta. 

A primeira coisa que a gente faz quando a vida pega é, vai dizer que não é verdade, deixar de fazer as coisas que são mais importantes pra gente, como, sei lá, ir no cinema, ligar pras amigas, fazer exercício, voltar a desenhar.

O que eu tenho aprendido ultimamente é que, se a gente realmente quer fazer alguma coisa, se daqui a um ano a gente vai se arrepender (talvez de novo) de não ter feito o que a gente queria, a gente tem que se planejar. Tem que achar esse tempo aí na vida e ser feliz. Porque convenhamos, a gente tá aqui já, tamo soterrado de percalços e dificuldades, o mínimo que a gente pode fazer é a nossa parte.

E aí entra outro exercício massa, que é a gente desapegar. Listar as coisas que a gente acha que queria fazer, mas que não fundo não são tão importantes assim e passar o canetão vermelho nelas. Tem coisa mais aliviante do que isso?

Então ó, fiz um presentinho pra tu. Apesar de ser abril, tem muita gente ainda me perguntando por agenda, mas num tem mais mesmo. Prometo fazer mais pro ano que vem e tal, mas até lá, acho que a gente pode usar uma coisa que eu adoro: um planejamento semanal. 



É um arquivo PDF que tu vai ganhar essa semana na newsletter Design de Baunilha com uma página da semana inteira pra anotar compromissos, coisas que a gente tem que fazer, coisas que a gente quer fazer e coisas que a gente amou fazer e tem que lembrar de sempre fazer de novo. =)

Dá pra imprimir sozinha e colocar na parede, no mural, na mesa, ou dá pra imprimir várias, frente e verso, dobrar todas juntas assim:




E fazer uma capa, caligrafar, desenhar, escrever, carimbar e aí fazer uma encadernação borboleta rapidinha ou grampear.





Se liga, eu vou mandar a newsletter amanhã, então se você ainda não assinou, assina HOJE (e aproveita o frete grátis em uma compra acima de 150 reais) aqui do lado ou na barra lá em cima, que amanhã chega o arquivo pra tu.

Vamo nessa matar esse leão? Tu consegue, eu acredito.

<3

terça-feira, 1 de abril de 2014

Resultado da Corrida por Frida

Meus, amores, primeiro eu quero dizer que não tem como agradecer a vocês pelo tempo, pelas ideias, pelas emoções e pelas histórias que vocês me deram respondendo a esse formulário. Me emocionei muito com as histórias criativas de cada um, tanto que acho que vou ficar viciada em fazer pesquisas. =)

As respostas dizem tanto sobre cada um de vocês e sobre, sei lá, a vida, o mundo, é isso, obrigada mesmo, fiquei muito feliz com as participações. De minha parte, prometo estudar com carinho cada proposta e continuar aqui todo dia ralando pra dar o meu melhor pra vocês, pra ajudar vocês a superarem esses momentos onde só a criatividade salva, proporcionando e lembrando das pausas offlines que a gente tem que dar durante o dia em pequenos intervalos bonitos e felizes.



E bom, confabulando aqui com meus companheiros de crítica literária, escolhemos essa resposta pra ganhar a Friducha:

***************************
Uou! Acredito que nossa criatividade nos salva todos os dias! Eu trabalho com contas, computador, em uma sala fechada... É o preço de trabalhar com o que eu amo, Astronomia, sobra menos tempo pra olhar pro céu! Então, quando chego em casa a criatividade me salva de enlouquecer: inventando uma receita nova, uma pintura pros vasinhos de cactos, escrevendo um poeminha ou um crônica sobre o que aconteceu durante o dia, fazendo uma mandala pra pendurar na parede! E é assim que eu me sinto salva todos os dias, pela criatividade :)
***************************

Êêê, foi a Thamiris de Santana, que vai receber um email pra gente combinar direitinho a entrega, ok? Mas olha, TODO MUNDO vai receber um email personalizado e carinhoso de agradecimento, tá bom? Foi realmente muito importante pra mim. =)

Beijocas beijocas e só amor, gente! =***