quarta-feira, 30 de abril de 2014

Tutorial: Perfect Binding, fácil e sem costura.




Como eu prometi aqui, chegou a hora! E aí, vamo fazer um caderninho? O esquema é o seguinte, ele é fácil, rápido e não é costurado, e sim colado. Por isso, ele é mais delicado do que os irmãos com encadernação costurada, mas fazendo tudo direitinho, eu acho um ótimo caderninho pra anotações (que todo mundo adora). É massa pra um presente de última hora. Em inglês, ela se chama Perfect Binding, caso você queira se aventurar pelo google e se aprofundar.

Você vai precisar de:



1. 60 folhas de papel para o miolo. Aqui eu usei papel offset 90g/m2 no tamanho 10x14cm. Mas, você sabe, sua imaginação é o limite.

2. Um papel lindo pra capa. Tem que ter uma gramatura de pelo menos 180g/m2, ok? Se você tiver um papel muito bonito, mas ele for mais fininho, é só colar em um mais grosso, sempre respeitando o sentido da fibra de ambos. É importante que esse papel tenha exatamente a altura do seu miolo (nesse caso, 14cm) e a largura vai ser (2 vezes a largura do miolo) + 1 centímetro (esse 1 centímetro é o espaço aproximado da sua lombada, então se você usou muitas folhas pro seu miolo, você vai ter que aumentar isso aí, tá bom?). O meu papel de coraçãozinho tem 21x14cm, por exemplo.

3. Dois prendedores de papel.

4. Um boleador (se você não tiver um boleador pode usar o bico da dobradeira ou um clip de papel. A ideia é marcar o papel sem rasgá-lo).

5, 6, 7, 8 e 9: Estilete, pincel, cola branca extra forte, régua e base de corte.

Mão na massa?



Primeiro prenda as folhas do miolo com os prendedores (eu coloco um papelão embaixo do prendedor pra não amassar o miolo, ok?).



Agora passe 3 mãos de cola na lombada (um dos lados maiores, pode escolher). Essa parte é um pouco demorada, porque você tem que passar a cola (com bastante cuidado, só na lombada e cobrindo todos os buraquinhos sem cola que você achar), esperar secar e aí passar outra mão. Isso vai garantir que o seu caderno fique resistente, ok?

Quando a terceira mão estiver bem seca, vamos preparar a capa.



Posicione o miolo em cima do papel da capa alinhando as extremidades. Pode começar pela esquerda, por exemplo. Levanta o seu miolo e marque com um lápis onde a sua lombada começa e termina, como mostram as setas ali embaixo (faça isso em cima e embaixo, ok?):




Agora você tem que vincar essas dobras com o boleador. É só colocar a régua onde você marcou a lombada em cima e embaixo do papel e marcar. Vai ficar assim, ó:


























Sua capa vai ficar assim quando dobrada (sim, a estampa das letras é o verso da estampa dos corações!):






Pronto, lombada marcada. Agora você vai virar o papel para o lado direito, da capa mesmo, e fazer mais dois vincos, distanciados 1cm de cada vinco da lombada. Não é complicado não, ó:



Agora você vai passar cola generosamente nos espaço entre os vincos. Esse limite é muito importante, se você levar a cola pra fora das marcas ela vai acabar aparecendo na primeira página. Olha onde é:




Pronto? Agora é só encaixar direitinho o miolo com a lombada ali onde você marcou que ela estaria e colocar nossos pregadores pra colar bem, deixando aí umas duas horinhas secando:



Olha, tá pronto! Se a capa ficar um pouco maior do que o miolo, coloque a régua embaixo das folhas do miolo assim e refile a capa:






















Bunitinhos!


E aí, deu certo? Me conta? Foi meu primeiro tutorial, mas tem um monte de coisa que eu quero te ensinar se você quiser aprender. Deixa as suas impressões nos comentários, me conta de outras coisas que você acha que eu posso te ensinar. Me manda fotos dos teus caderninhos que eu coloco aqui com créditos, que tal? Pode ser por email, ou lá no facebook.

Não esquece de assinar a newsletter lá em cima pra ganhar arquivos bonitos e úteis pra você imprimir quinzenalmente.

Muito amor, viu? Vamo se divertir.

Um beijo,
Silvia

11 comentários:

Aline M. Santos disse...

Ótimo post. Adorei!
Pode me dar uma dica? Onde compra essas folhas lindas para a capa? :)

Obrigada!

amandagabriel disse...

ai, que amor!! vou tentar!!! comprei pepéis coloridos ontem <3

silvia disse...

Oi, Aline! Essas capas são de papel de scrapbook garimpados aí pelo mundo! <3

marina percheron menegusso disse...

Oi! Tudo bem? Adorei o tutorial! Vou fazer com certeza! :) Mas eu queria só dizer que acho lindo o seu trabalho e me inspiro muito nele! Eu faço encadernação mas ainda tô no comecinho, montei uma marca pros meus produtinhos, mas ainda não tenho tempo pra me dedicar à ela como eu gostaria... Espero que logo isso mude! :) Minha marca se chama Oficina Tubaína! Criei com meu marido, que é designer e me ajuda muito com todo o material. Gostaria de te parabenizar e dizer que adoro as news e acompanho sua loja, site, insta... etc. heuheuehue. mas não sou stalker! hahaha. uma coisa que eu adoraria aprender e que acho lindo, é a xilogravura! amei os caderninhos do Bowie! <3 Aguardo ansiosa as proximas atualizações! E obrigada por compartilhar seu conhecimento!

Beijos! Marina.

silvia disse...

Que delícia de comentário, Marina. Continua firme e qualquer coisa me escreve. Um beijão. =)

Allissa Andrade disse...

oi, tenho uma dúvida...
quando fui fazer o caderninho, ao passar a cola na lateral do miolo, ele ficou um pouco ondulado ;/ usei papel offset 80g. fiquei pensando que talvez fosse a quantidade de cola, mas não acho que tenha passado muita.

silvia disse...

Oi, Allissa. Num sei se eu entendi o que exatamente ondulou. Me manda uma foto no designdebaunilha@gmail.com? beijo.

Allissa Andrade disse...

Oi Sílvia, resolvi colocando um peso em cima depois. hehehe
Fiz dois de teste e ficaram ótimos. Com certeza vou fazer mais :)

Beijo

silvia disse...

Oba, já tô planejando o próximo, hein. Manda fotos assim mesmo! Beijos.

Julia disse...

Obrigada pelo tutorial! Sei que é pedir demais, mas eu queria muito aprender a fazer a encadernação costurada dos cadernos da Frida. Será que esse poderia ser o seu próximo tutorial? Moro no interior de Minas então ir nos cursos é complicado :/

silvia disse...

Olá, Júlia.
Infelizmente aquela costura é muito complicada para fazer tutoriais para o blog, tem que ser presencial mesmo, ok?
Um abraço e obrigada pelo carinho.